segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mas afinal, o que faz um publicitário?

Enquanto algumas profissões seculares ou mesmo milenares como Medicina, Direito e Engenharia nos são muito conhecidas, e reconhecidas, há também um número crescente de atuações profissionais mais recentes e nem por isso menos importantes. Todavia, existe uma grande dificuldade de compreender estas profissões, sua função, seu campo de trabalho, seu cotidiano. Neste sentido incluo áreas como Moda, Publicidade, Design, Marketing, novas tecnologias, dentre outras. Somente a explicação e distinção entre algumas destas atuações já daria muito “pano pra manga” e por isso vou me concentrar em falar sobre a publicidade que é a minha praia e anda cheia de turistas desinformados.

Para embasar um pouco as coisas começo circulando pela Administração. Toda empresa, governo, partido político ou associação em prol de uma causa tem (ou deveria ter) um sistema de administração. Uma espécie de plano de vôo que prevê como as coisas devem funcionar em termos organizacionais, financeiros, comerciais, e assim por em diante. Dentro deste roteiro está o marketing que, a “grosso modo”, é o responsável por analisar e propor as relações da empresa, produto, serviço ou ideologia com o mercado de uma maneira geral, buscando satisfazer as demandas e desejos do público-alvo, para que todo este movimento dê resultados positivos (financeira e institucionalmente) garantindo a sustentabilidade da "aeronave".

Para fazer com que este objetivo seja alcançado, o Marketing dispõe de várias ferramentas e é aqui que entra a Publicidade como um dos meios para informar, divulgar, persuadir, atrair clientes e criar uma determinada imagem. Portanto, a atividade do publicitário está muito ligada à estratégia, planejamento e inovação. É importante dizer que aquela imagem de que o publicitário é aquele cara criativo que precisa saber desenhar e entender dos softwares gráficos é um pouco limitada. Claro que a publicidade exige constantemente uma habilidade de inovação e criatividade, de forma antenada com as novas tecnologias. Isso é inevitável, mas não é só isso. O estigma do publicitário estressado, criativo e arrogante, que trabalha em mega agências e ganha rios de dinheiro precisa ser desmistificado.

Portanto, de uma maneira breve e bem didática vou tentar traçar alguns panoramas de possibilidades de atuação do profisisonal de publicidade.

- Agência: de um jeito cada vez menos cristalizado, o publicitário ainda atua nas agências, atendendo diversos clientes, ou diversas contas, como se costuma dizer. Dentro das agências o profissional pode trabalhar em diversas funções como atendimento ao cliente, planejamento estratégico, produção gráfica, criação, redação, direção de arte, mídia, promoção e até administração. Uma agência é um excelente espaço para conhecer muitas faces deste profissional. Entretanto, a antiga estrutura de agência de publicidade, que contava com muitos profissionais e uma ampla folha de pagamento, está cada vez mais rara. As empresas e clientes estão exigindo cada vez custos mais acessiveis e dedicação dos profissionais. Assim, tornam-se comuns outras atuações.

- Departamentos de marketing e comunicação: cada vez mais os empresários apostam em house organs que são verdadeiras agências de publicidade dentro da própria estrutura organizacional. Assim, os pubicitários ficam responsáveis (como colaboradores ou terceirizados) por cuidar da gestão de marca e promoção de produtos/serviços daquela marca exclusivamente.

- Veículos: As emissoras de rádio e TV, assim como os jornais impressos e na internet precisam do publicitário em sua estrutura. O profissional pode atuar na área comercial, no desenvolvimento de estratégias mercadológicas, na criação de peças publicitárias, elaboração e desenvolvimento de programas televisivos e de rádio, ou mesmo no atendimento à agências e setores de comunicação de empresas.

- Fornecedores: Na cadeia de funcionamento da comunicação, contamos com várias empresas fornecedoras e prestadoras de serviço. São elas gráficas, fotolitos, copiadoras, produtoras de vídeo, desenvolvedoras de sites, promotoras de evento, agências de modelo, estúdios de fotografia etc. Em todos estes parceiros a necessidade do publicitário é constante, pois trata-se de um profissional que entende do assunto e possui olhar crítico e habilidades para atuar de maneira estratégica, garantindo a qualidade e inovação.

- Internet e novas tecnologias: Com o surgimento da Internet e seu crescimento no Brasil, este se tornou um filão muito grande para os publicitários. Esses profissionais trabalham desenvolvendo ações virtuais, jogos, promoções pela web e inúmeras atividades que atualmente são utilizadas pelas empresas para promover seus produtos/serviços. É uma área muito promissora e que abarca publicitários antenados nas novas tecnologias e na convergência da comunicação. Neste sentido é preciso ter habilidades técnicas, estratégicas e criativas para lidar com a internet, os celulares, laptops e demais aparelhos de comunicação e tecnologia.

- Entretenimento e eventos: Um outro campo carente de publicitários é o setor de eventos e entretenimento. Aqui incluo shows, festivais, rodeios, festas e eventos esportivos, dentre outros. Neste caso, o publicitário atua na idealização do evento, na captação de parceiros e patrocinadores, na organização e contratação das atrações e na divulgação do mesmo. É um trabalho muito ativo e de muita produção. É pros publicitários com perfil dinâmico, persuasivo e comercial.
 
- Promoção e Ponto-de-Venda: Como atualmente existe uma maciça presença de propagandas na mídia, as empresas precisam atingir seu público de maneira cada vez mais inusitada e íntima. Sendo assim, vem crescendo o mercado de promoção das marcas por meio de ações específicas envolvendo o público no ponto-de-venda (PDV) e também nos mais diversos ambientes. Surgem então, especialmente nos grandes centros, empresas especializadas em ações para aproximar e envolver o público e a marca. Exemplos são as ações de distribuição de brindes e brincadeiras nas casas noturnas, patrocinadas pelas marcas, as promoções quem que as pessoas participam de alguma atividade e concorrem a prêmios e viagens, Intervenções de arte, culinária e teatro no PDV etc. O publicitário neste caso vai idealizar a ação, desenvolvê-la e acompanhar sua produção e execução.

- Política: A cada dois anos temos eleições no Brasil e portanto é preciso cuidar da imagem dos partidos, dos candidatos, assim como fazer sua campanha antes das eleições. Tá ai mais um campo muito amplo e que ainda precisa de profissionais qualificados para estarem à frente das campanhas. Aqui o publicitário, juntamente com uma equipe, vai discutir a postura do candidato, suas promessas, seu plano de governo, sua campanha e sua imagem. É um trabalho estimulante, competitivo e de grande relevância para a sociedade.

- Projetos culturais e sociais: Por iniciativa própria ou por meio de empresas, o publicitário pode trabalhar com projetos que valorizem a música, a arte e a cultura, assim como causas sociais. Existem subsídios dados pelo governo à estas iniciativas e o profissional tem, neste caso, a responsabilidade de idealizar o projeto cultural ou social e buscar apoio do governo e da iniciativa privada. Outra atuação seria dentro das próprias empresas desenvolvendo projetos culturais e sociais associados com a marca. É uma possibilidade recente, ainda pouco explorada e muito carente de empreendedorismo, criatividade e estratégia comercial. Pode se aplicar também à projetos ambientais. É um mercado potencial crescente e que tende a ser cada vez mais valorizado.

Bom, afinal, o que faz um publicitário? Muita coisa como vocês puderam ler e, certamente, ainda há algumas atuações que podem não ter sido contempladas aqui. Portanto, se você é publicitário, quer ser, ou conhece alguém que tenha interesse ou atue na área é melhor começar a enxergar esta profissão com mais respeito, reconhecendo sua amplitude e relevância para o funcionamento de toda a sociedade, seja do ponto de vista empresarial, econômico, social, político ou ideológico. Trata-se de uma profissão moderna, recente, mas extremamente dinâmica, estratégica e importante dentro do nosso contexto contemporâneo. Da próxima vez que surgir a pergunta: "o que faz um publicitário?", creio que você já poderá dar a sua contribuição e ajudar a esclarecer à sociedade esta pergunta que não quer calar.

                                                                                                                                             * Mivla Rios
                                                                                                                                               Publicitária
                                                                           Professora do curso de Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras / Divinópolis

3 comentários:

  1. Muuito bom este texto! Esclarece muita coisa e ainda ajuda não só aqueles "turistas" desinformados, mas também a nós publicitários em formação, que ainda temos dúvidas em qual área da Publicidade seguir.

    ResponderExcluir
  2. Mivla, adorei o texto e a "sutil" explicação de que o publicitário, não é como muitos acham: "um bando de loucos e inconsequentes que tentam vender mentiras fantasiadas de verdades aos quatro cantos do mundo".

    ResponderExcluir
  3. Mivla, adorei o texto e a "sutil" explicação de que o publicitário, não é como muitos acham: "um bando de loucos e inconsequentes que tentam vender mentiras fantasiadas de verdades aos quatro cantos do mundo".

    ResponderExcluir