sexta-feira, 9 de julho de 2010

10 coisas que a mídia social não pode fazer pela sua marca

FONTE: Revista Proxxima
A revista Proxxima, pertencente ao grupo Meio  & Mensagem de  fevereiro deste ano, publicou um artigo de David Berkowitz (da Advertising Age), em que ele citava “10 coisas que a mídia social não pode fazer pela sua marca”. Bem interessante e didático, para aqueles que pretendem trabalhar com estas mídias em busca de resultandos, mas dentro de um planejamento estratégico de Marketing!

Segue a íntegra!

1.Ser substituto para estratégia de marketing
Uma campanha de Twitter ou uma página do Facebook que anuncie as ofertas da semana não é a mesma coisa que uma estratégia de marketing completa.

2.Ter sucesso se a alta direção não compra a idéia
A cultura do medo (de perder o controle da mensagem, de mudar) está embutida nas culturas corporativas. A mídia social exige uma forma de pensar completamente diferente, que inclua disposição para escutar clientes. Os funcionários – desde o presidente até a copeira – precisam aprender a estabelecer uma relação de confiança com os clientes, baseada, principalmente, no feedback. Para isso acontecer, é preciso que a alta direção queira mudar.

3. Ser vista como um projeto de curto prazo
A mídia social não é um negocio de uma jogada só. É um comprometimento de longo prazo com abertura, experimentação e mudanças que exigem tempo para dar frutos.

4. Produzir resultados significativos e mensuráveis rapidamente
Uma das reclamações sobre a mídia social é que ela não pode ser medida. Há, porém, muitas coisas que podem ser medidas, incluindo engajamento, sentimento e se o aumento de tráfego leva ao aumento de vendas. Resultados que nãopodem ser produzidos ou medidos a curto prazo. Como no caso de RP, o marketing feito por mídia social muitas vezesproduz seus melhores resultados no segundo e no terceiro ano.

5. Ser feita in-house, na grande maioria dos casos
Uma campanha de mídia social de sucesso integra a mídia social em muitos elementos de marketing, como propaganda, mídia digital e RP. Opinião e teoria não substituem a experiência, e os melhores publicitários de mídia social hoje tem mais de dez anos de experiência incorporando interatividade, blogs, fóruns e conteúdo gerado por usuários.

6. Fornecer soluções instantâneas para os resultados financeiros da empresa e para problemas de reputação
A mídia social pode até trazer resultados rápidos, só que para uma empresa que já é estrela. Companhias, como Zappos ou Google, têm fãs que prestam atenção quando elas falam. Porém, várias organizações parecem achar que uma campanha de mídia social pode encontrar uma solução rápida para vendas em queda ou problemas de reputação. Desculpem, mas... não é assim.

7. Ser feita sem um orçamento realista
Criar um site que incorpore interatividade, permita conteúdo gerado por usuários e, quem sabe, também inclua comércio eletrônico não é algo que vem de graça para qualquer pessoa que saiba o que está fazendo. Mesmo usando software grátis, como WordPress para fazer as vezes de site interativo eficaz, incorporando comércio eletrônico e craindo páginas de estilo que se integrem à marca da empresa, exige mais do que tempo. É preciso habilidade, experiência e dinheiro.

8. Garantir faturamento ou influência
A menos que seus esforços possam passar pelo texto do “e daí?” – e muitas empresas simplesmente não conseguem esse feito - , a mídia social não resultara em nada. É preciso saber como atrair atenção para seu conteúdo.

9. Ser feita pela “garotada” que conhece de forma intuitiva
Você pode escalar o monte Kilimanjaro sem um guia Sherpa, mas qual a vantagem? A experiência e a perspectiva podem facilitar a viagem ou até salvar sua vida. Aquelas empresas que tentam criar uma mídia social sem consultores experientes gastam tempo, dinheiro e reputação.

10. Substituir RP
Não importa o quão fantástico seja seu website, seu concurso de vídeo, blog, estratégia no Twitter, etc. Você sempre precisara de publicidade ou poderá acabar como uma árvore que cai na floresta e ninguém ouve.

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