segunda-feira, 19 de julho de 2010

PROCURA-SE JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS!

O mercado da região Centro-oeste realmente carece de jornalistas e publicitários especialistas em algumas áreas. E não é um “achismo” baseado em mera percepção de mercado. Esta constatação é baseada nas visitas que a Faculdade Pitágoras realizou na última semana, junto aos órgãos de Comunicação e a várias empresas parceiras da Instituição. Fica cada dia mais evidente que o mercado está aquecido, sobretudo com a imersão das mídias online e as redes sociais virtuais, mas faltam profissionais qualificados para trabalhar este mercado em expansão. Quando esta realidade é levada às empresas então, aí o caos se instala. A comunicação ainda é entendida como um gancho do marketing, misturada com a publicidade e um pouco do RH. Cada um faz um pouquinho! Muitas das vezes, por não possuir um projeto definido e um profissional que o execute com eficiência, implementando estratégias e mensurando resultados.

É interessante perceber que as possibilidades são muitas e as empresas já perceberam o potencial de ganhos que uma política de comunicação eficiente pode lhe proporcionar. Percebendo esta expansão, algumas organizações já trabalham de forma mais eficiente seus portais, adotando estratégias que buscam atrair e manter seus clientes proporcionando comodidade, segurança e... informação! Ah, palavrinha simples, mas que ainda soa como um mistério para os gestores! O maior índice de reclamação contra as grandes empresas nos órgãos de defesa do consumidor dizem respeito à falta de clareza na prestação de informações básicas, que geram ruídos na comunicação. Ruídos que, muitas vezes, geram enormes prejuízos.

Se tem um mercado, atualmente, que não tem crise é o da Comunicação. Aliás, quanto mais ferramentas são disponibilizadas aos cidadãos, maior é a necessidade de profissionais capacitados e preparados para operacionalizar toda esta gama de informações. Desde um simples anúncio no jornal; passando pela comunicação interna e a criação e manutenção de um website eficiente; e chegando até a um monitoramento profissional de redes sociais como Orkut, Yutube. Facebook e Twitter, percebe-se, a cada dia, uma carência no mercado de profissionais que saibam transformar este mundo de idéias e possibilidades em projetos focados em resultados palpáveis e mensuráveis. Lançar um perfil no Twitter, simplesmente, pouco representa para uma organização, se ele não estiver integrado a outras ações. As empresas absorvem rapidamente (e com excelentes remunerações) profissionais que tenham a habilidade de transformar idéias em ações efetivas e contínuas. Isso porque a gestão eficiente da comunicação, integrada a outras ações de vendas, de RH e de marketing, melhora o ambiente interno, os relacionamentos e, obviamente, impulsionam os lucros!

Divinópolis e toda a região Centro-oeste possui uma série de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que são referências nacionais em suas áreas. Do pólo calçadista de Nova Serrana ao mercado internacional de fogos abastecido por Santo Antônio do Monte, passando pela siderurgia de Itaúna e Cláudio, o mercado moveleiro de Carmo do Cajuru e a avicultura de Pará de Minas (entre outros), fechando com a confecção de Divinópolis, torna-se indispensável a inserção de estratégias de comunicação que, aproveitando as diversas ferramentas disponíveis e as novas que surgem a todo o momento, turbinar e solidificar essas APLs nos mercados nacional e internacional. Para isto, torna-se crucial a presença e a atuação de profissionais qualificados e que dominem as técnicas de comunicação, para que sejam aproveitadas todas essas oportunidades.

Por isso, insisto cada vez mais em duas frentes: buscar o preparo técnico em um curso de Jornalismo ou Publicidade é requisito básico. Correr atrás de cursos que tenham este foco, oferecendo estrutura e possibilidade de aprimoramento em novas ferramentas da Comunicação. Tão importante quanto isso é buscar qualificação especializada, através de cursos de pós-graduação, MBA, Mestrado e cursos de extensão focados a essas novas estratégias. Quanto mais preparado e focado é o profissional, maiores são as chances de formulação de bons projetos e, conseqüentemente, bons empregos na área. A demanda por profissionais é grande!

                                                                                                   * Francisco Resende Costa Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário