sexta-feira, 23 de julho de 2010

O profissional de RH e as técnicas de Comunicação

É interessante e desafiador verificar como os papéis atribuídos ao profissional de Recursos Humanos (RH) ganharam dimensões cada vez mais estratégicas nos últimos anos. Estar cada vez mais informado e interagido com as técnicas e tendências da Comunicação e fundamental. Lidar com pessoas é uma arte e a natureza dos recursos humanos é extremamente mutável. E não há como negar que este profissional se tornou uma engrenagem fundamental para o bom funcionamento de vários setores de uma organização, exercendo ele diversos papéis.

Um dos papéis fundamentais de quem lida com pessoas em uma organização é saber lidar com ferramentas de Comunicação Interna! Mesmo assim, ao alocar esta nova e importante função e desempenhar novos papéis, o profissional de RH não deixa de executar e elaborar planejamentos que antes já os fazia. Este é um grande erro apontado por estudiosos que insistem em mudar as atribuições do gestor de RH na era moderna, ao invés de agregar novos desafios. Novas funções se juntam às tradicionais, fazendo com que a busca pelo aperfeiçoamento constante se torne uma premissa fundamental ao profissional que deseja seguir carreira.

Nesta visão, os profissionais de RH precisam aprender a ser, ao mesmo tempo, estratégicos e operacionais. A Comunicação Interna é uma das principais ferramentas nesta nova visão de trabalho. Esta afirmação, aparentemente lógica, conquista um sentido desafiador em função de um termo de ligação que, em princípio, passa desapercebido: “ao mesmo tempo”. Essa atribuição concomitante de foco de atuação faz com que o profissional de RH procure, a todo instante, aplicar conhecimentos e experiências práticas e de planejamento em todas as suas ações. E de forma integrada e coesa, através de ferramentas proporcionadas pelo conhecimento em técnicas de comunicação.

As empresas estão investindo, cada vez mais, em profissionais que, independentemente da titulação, agreguem conhecimentos de Comunicação em suas atividades. Seja na gestão de processos, administrativa, financeira, marketing e, principalmente, no RH, saber conduzir situações diversas sob a ótica da Comunicação é tarefa das mais difíceis. Ainda mais que são características pouco palpáveis que, mesmo citadas em currículos profissionais, só se consegue aferir em entrevistas e dinâmicas de grupo. Entretanto, estas características são extremamente valorizadas pelo mercado, seja através de remunerações mais interessantes ou com possibilidades de ascensão profissional mais clara e direta.

Neste cenário desafiador, temos dois extremos que se atraem no mercado: o gestor de empresas, que busca profissionais de RH que saibam trabalhar com pessoas e que tenham, dentro de seu currículo, habilidades para lidar com as inúmeras ferramentas de Comunicação para gerenciar crises e momentos de euforia; e os profissionais de Administração, Psicologia, Jornalismo e Publicidade que, na busca por melhores oportunidades na área de Recursos Humanos, se colocam em disputa por cargos que, em muitas das vezes, não possuem qualificação para tal, justamente por estarem alienados no quesito “técnicas de comunicação”. Uma falha na preparação profissional que pode ser corrigida com um bom curso acadêmico ou uma especialização na área!


                                                                                                     * Francisco Resende Costa Neto
Cordenador dos cursos de Jornalismo e
Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitagoras - Divinopolis

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