sábado, 26 de junho de 2010

Michael Jackson e as novas tecnologias na comunicação

Lembro-me como se fosse ontem. Há um ano, estava no auditório Altamiro Santos, na Faculdade Pitágoras em Divinópolis (MG), enfrentando o desafio de falar sobre Comunicação Empresarial para cerca de 130 alunos do curso de Administração. Como convidado para uma palestra sobre o mesmo tema, havia convidado meu amigo do peito, publicitário e amante das novas tecnologias (principalmente tudo referente à Apple), Netty Assunção.

Estávamos no auditório, aguardando o início da aula e a chegada dos alunos, discutindo sobre como os indivíduos e as organizações são “bombardeadas” por uma quantidade absurda de informação, todos os dias, o tempo todo. Nesse instante, o Netty tira do bolso um Iphone e resolve ver o que estava acontecendo naquele exato momento, para usarmos como exemplo aos alunos, já que o tema da palestra seria justamente o uso de novas tecnologias na comunicação empresarial.

Não consigo esquecer a cara do Netty, quando ele vira e me fala: “Léo, o Michael Jackson acabou de morrer!”. Como ele é um gozador, achei que não era sério. Mas ele simplesmente vira o telefone para meu lado e me mostra a página inicial do aplicativo específico que o jornal “O Estado de São Paulo” desenvolveu para aquele tipo de aparelho. Era verdade e estávamos tendo acesso à notícia, em um aparelho de telefone, em tempo real, sentados em um auditório e nos preparando para debater justamente isso. Foi aí que as fichas de tudo que havia estudado nesse tempo todo começaram a cair, uma atrás da outra.

Quando os alunos chegaram, comecei a aula com as seguintes palavras: “Enquanto estávamos nos preparando para começar a aula, recebemos, via Iphone, a notícia que Michael Jackson morreu”. Um burburinho começou no auditório, como se estivessem duvidando, então pedi para colocar a página da Folha.com no telão. O auditório se calou. Mais de 130 pessoas ficaram mudas durante uns 3 minutos. Foi uma das cenas mais marcantes nesse tempo que estou lecionando.

Passado o susto inicial, segui a aula com outra frase que também não esqueço: “Para quem duvidava que estamos irrevogavelmente imersos em um mar de informações e temos de saber gerenciar isso em nossa vida e principalmente nas nossas empresas, sejam bem-vindos.”

* Leonardo Marcos Rodrigues
Jornalista
Professor da Faculdade Pitágoras/Divinópolis

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