Ricardo Nogueira
Jornalista, Especialista em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão da Comunicação Integrada, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais, Mestrando em Educação Tecnológica. Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão Comercial.
O jornalista Marcelo Parada,
em seu livro “Rádio: 24 horas de jornalismo”, faz uma importante distinção do
ofício, que deveria ser aprendida, entendida e aplicada pelos estudantes e
profissionais: a diferença entre o repórter e o segurador de microfone. Longe
de qualquer conotação humorística, o autor esclarece que o segurador de
microfone é aquele “pseudojornalista” que, sem esboçar qualquer indício de
atividade intelectual mais avançada, dá-se ao trabalho de apenas ouvir
declarações para construir as notícias. Diferente do verdadeiro repórter, ainda
de acordo com Parada, que usa as declarações para complementar as informações
já apuradas para a confecção de qualquer notícia, e não como uma “bengala” sem
a qual não se produz material.
Esse conceito já fora
explorado também por Clóvis Rossi, que anuncia estarmos vivendo uma era do
“jornalismo declaratório”, baseado exclusivamente em entrevistas e declarações,
ficando o repórter quase que como um mero instrumento de captação e transcrição
das informações gravadas. Isso, como se sabe, empobrece o material noticioso,
que fica sem a importante colaboração que o fator humano (o jornalista) poderia
acrescentar.
Se o imperativo profissional
da categoria é basear a prática exclusivamente em declarações e transcrições,
muito em breve o jornalista poderá deixar de existir. Isso porque já existem
softwares disponíveis no mercado que fazem a transcrição de gravações e geram
um documento de texto, independente de quanto tempo de áudio exista. Se ainda
não são populares, em muito pouco tempo estarão em praticamente todas as
redações substituindo o profissional no demorado serviço de decupagem.
E assim que isso acontecer,
duas saídas são possíveis: a primeira, fazer com o jornalismo torne-se uma
atividade automática (ou eletrônica) de somente gravar, transcrever e publicar
informações vendidas sob o nome de “notícia”. A segunda, mais saudável e
inteligente, é repensar o papel dos repórteres na atividade contemporânea e
fazer com que as declarações sejam acessórias no processo de construção das
notícias. Para isso é necessário mudar a postura de grande parte dos
profissionais e privilegiar a capacidade de pesquisa, observação e apuração dos
fatos.
Uma das principais mudanças
para que isso ocorra está no fato de mudança do ambiente de trabalho do
repórter. Deve-se, como antigamente, abandonar as confortáveis cadeiras da
redação e pôr o pé na rua, afinal é lá que ocorrem os fatos que se tornam
notícias. Agora, pensar que as grandes notícias vão “cair no colo” de quem
estiver sentado na redação, ou que vão brotar nas redes sociais, é inocência ou
falta de iniciativa. Na redação pode até acontecer o ponto de partida para uma
grande reportagem, mas, inevitavelmente, a observação e apuração dos fatos se
darão no local onde eles acontecem.
Na última semana, foi
exibida no programa Dossiê GloboNews uma entrevista conduzida pelo bom repórter
Geneton Moraes Neto com o excelente norte-americano Gay Talese, um dos papas do
jornalismo contemporâneo. Talese, que ficou famoso por uma reportagem-perfil
sobre Frank Sinatra, “Frank Sinatra está resfriado”, publicada em abril de 1966
na revista Esquire, analisa o atual momento do jornalismo e afirma, com
convicção, que existe uma extrema dependência da chamada “agenda oficial” nos
dias atuais. Ou seja, os jornais aguardam ser provocados, principalmente por
instituições e pessoas públicas, para irem atrás dos fatos que se tornam
notícias. Daí vê-se a enxurrada de reportagens parecidas em todos os jornais
(impressos, rádios, emissoras de TV e sites) com temas também muito
semelhantes: inaugurações, visitas, reuniões, festas etc.
O norte-americano encerra a
entrevista dizendo da importância da observação e pesquisa para a prática
jornalística. E, por isso, afirma que não sente nenhuma vontade em entrevistar
“estrelas” da mídia como atores e cantores, uma vez que suas palavras, na
maioria das vezes, saem de suas bocas, mas do cérebro de roteiristas e
assessores de imprensa. Por isso é, assumidamente, assim como o brasileiro
Ricardo Kotscho (e, vá lá, Maurício Kubrusly), um especialista em “histórias
paralelas”, aquelas que contam interessantes fatos sobre “desconhecidos”.
Afinal, este é o jornalismo real, de verdade, com o pé na rua. E este deveria
ser o papel do repórter, que, segundo Kotscho, é responsável por cultivar “a
arte de informar para transformar”. Ou alguém acha que as histórias mais
interessantes do mundo cabem na internet?
Nenhum comentário:
Postar um comentário