terça-feira, 14 de agosto de 2012

A importância da prática na formação superior


Ricardo Nogueira

Jornalista, Especialista em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão da Comunicação Integrada, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais, Mestrando em Educação Tecnológica. Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gestão Comercial.


Como docente, acadêmico e pesquisador, não tenho como discutir a importância da teoria para a formação profissional. Até mesmo porque, se assim não fosse, não estaria dedicando minha jornada profissional (e pessoal) para este fim. No entanto, hoje quero abordar uma outra parte, que tem se mostrado cada vez mais relevante para a construção do conhecimento e a rápida inserção dos profissionais no mercado de trabalho: a prática. Tão fundamental em áreas tradicionais das universidades, como nas ciências da saúde, jurídicas e as engenharias, por exemplo, percebe-se que a prática tem se tornado extremamente relevante também na área de Comunicação. Isso porque, com a democratização do acesso ao ensino superior, não basta o futuro jornalista ou publicitário ter somente o diploma de graduação. Em muitos casos, a experiência profissional adquirida durante a vida acadêmica faz a diferença em um processo seletivo.

Uma das grandes vantagens do profissional com diploma em relação àquele que atua de forma empírica é, além da formação humanista, justamente a oportunidade que tem de praticar com o acompanhamento de professores orientadores. Em praticamente todas as áreas do conhecimento é assim que funciona. Por meio das experiências práticas, realizadas em laboratório ou através de estágios regulamentados, o estudante tem a possibilidade de fazer e executar, colocando a “mão na massa” e construindo o próprio conhecimento.

Sabendo da importância dessa estratégia, a Faculdade Pitágoras Divinópolis é, hoje, referência no ensino aliando a teoria à prática, com foco na empregabilidade. Os ex-alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm atuado com destaque no mercado regional (ou mesmo nacional) e mostrado que o período de aprendizado consciente faz a diferença para a contratação. E esta realidade já se encontra presente também nos atuais estudantes. Grande parte dos alunos dos cursos de Comunicação Social já atua com destaque no mercado midiático regional e tem tudo para dar continuidade a essa trajetória de sucesso.

Um dos fatores que auxiliam nestes resultados é a excelência na infraestrutura de laboratórios e oportunidades de experimentação. Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm hoje ferramentas diversas para a prática, como a TV Pitágoras, a Rádio Pitágoras, o Jornal Ensaio Pitágoras, a AGP3 (Agência Experimental de Comunicação Integrada), além da WebRádio Pitágoras, que vem sendo construída a partir de um Trabalho de Conclusão do Curso de alunos de Publicidade e Propaganda. Já no ar em caráter experimental (http://webradiopitagoras.com/), a mais nova ferramenta de Comunicação da FAP Divinópolis servirá em breve como mais um laboratório dos cursos, ampliando ainda mais o leque de opções para a prática assistida. E tudo isso, como não poderia deixar de ser atualmente, conta com os trabalhos paralelos de divulgação das produções por meio da internet e das redes sociais digitais.

Esses laboratórios funcionam com o intuito de fazer com que o aluno dos cursos de Comunicação tenha a oportunidade de praticar o que foi aprendido em sala de aula, com a facilidade de ter professores orientando as experimentações. Além da possibilidade de experimentar, praticar e ser orientado, o aluno ainda pode mostrar aos amigos, pais e familiares os resultados dos trabalhos realizados. Isso porque, por meio de parcerias com emissoras locais, como o jornal Gazeta do Oeste e a TV Candidés, as reportagens, trabalhos e programas são veiculados nas mídias tradicionais, servindo como um incentivo ainda maior para o empenho nas produções.

Em meio às discussões sobre a regulamentação das profissões e a necessidade ou não do diploma de curso superior, o melhor argumento é o resultado das seleções feitas pelo mercado de trabalho. O conceito de evolução, que erroneamente é usado no senso comum no sentido de “melhoramento”, é aplicado pela FAP da maneira como deve ser: o de adaptação. Se o mercado de trabalho muda rapidamente, especialmente o da área de comunicação, impulsionado pela velocidade das transformações nas formas e na necessidade cada vez maior de transmissão de informações rápidas, evoluir significa preparar o futuro profissional da melhor forma possível para este cenário. E isso, a Faculdade Pitágoras tem feito de forma satisfatória.


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