Ricardo Nogueira
Jornalista, Especialista em Docência do Ensino Superior,
MBA em Gestão da Comunicação Integrada, Mestre em Educação, Cultura e
Organizações Sociais, Mestrando em Educação Tecnológica. Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo,
Publicidade e Propaganda e Gestão Comercial.
Como docente, acadêmico e
pesquisador, não tenho como discutir a importância da teoria para a formação
profissional. Até mesmo porque, se assim não fosse, não estaria dedicando minha
jornada profissional (e pessoal) para este fim. No entanto, hoje quero abordar
uma outra parte, que tem se mostrado cada vez mais relevante para a construção
do conhecimento e a rápida inserção dos profissionais no mercado de trabalho: a
prática. Tão fundamental em áreas tradicionais das universidades, como nas
ciências da saúde, jurídicas e as engenharias, por exemplo, percebe-se que a prática
tem se tornado extremamente relevante também na área de Comunicação. Isso
porque, com a democratização do acesso ao ensino superior, não basta o futuro
jornalista ou publicitário ter somente o diploma de graduação. Em muitos casos,
a experiência profissional adquirida durante a vida acadêmica faz a diferença em
um processo seletivo.
Uma das grandes vantagens do
profissional com diploma em relação àquele que atua de forma empírica é, além
da formação humanista, justamente a oportunidade que tem de praticar com o
acompanhamento de professores orientadores. Em praticamente todas as áreas do
conhecimento é assim que funciona. Por meio das experiências práticas,
realizadas em laboratório ou através de estágios regulamentados, o estudante
tem a possibilidade de fazer e executar, colocando a “mão na massa” e
construindo o próprio conhecimento.
Sabendo da importância dessa
estratégia, a Faculdade Pitágoras Divinópolis é, hoje, referência no ensino
aliando a teoria à prática, com foco na empregabilidade. Os ex-alunos dos
cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm atuado com destaque no
mercado regional (ou mesmo nacional) e mostrado que o período de aprendizado
consciente faz a diferença para a contratação. E esta realidade já se encontra
presente também nos atuais estudantes. Grande parte dos alunos dos cursos de
Comunicação Social já atua com destaque no mercado midiático regional e tem
tudo para dar continuidade a essa trajetória de sucesso.
Um dos fatores que auxiliam
nestes resultados é a excelência na infraestrutura de laboratórios e oportunidades
de experimentação. Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm hoje
ferramentas diversas para a prática, como a TV Pitágoras, a Rádio Pitágoras, o
Jornal Ensaio Pitágoras, a AGP3 (Agência Experimental de Comunicação
Integrada), além da WebRádio Pitágoras, que vem sendo construída a partir de um
Trabalho de Conclusão do Curso de alunos de Publicidade e Propaganda. Já no ar
em caráter experimental (http://webradiopitagoras.com/),
a mais nova ferramenta de Comunicação da FAP Divinópolis servirá em breve como
mais um laboratório dos cursos, ampliando ainda mais o leque de opções para a
prática assistida. E tudo isso, como não poderia deixar de ser atualmente,
conta com os trabalhos paralelos de divulgação das produções por meio da internet
e das redes sociais digitais.
Esses laboratórios funcionam
com o intuito de fazer com que o aluno dos cursos de Comunicação tenha a
oportunidade de praticar o que foi aprendido em sala de aula, com a facilidade
de ter professores orientando as experimentações. Além da possibilidade de
experimentar, praticar e ser orientado, o aluno ainda pode mostrar aos amigos,
pais e familiares os resultados dos trabalhos realizados. Isso porque, por meio
de parcerias com emissoras locais, como o jornal Gazeta do Oeste e a TV
Candidés, as reportagens, trabalhos e programas são veiculados nas mídias
tradicionais, servindo como um incentivo ainda maior para o empenho nas
produções.
Em meio às discussões sobre
a regulamentação das profissões e a necessidade ou não do diploma de curso
superior, o melhor argumento é o resultado das seleções feitas pelo mercado de
trabalho. O conceito de evolução, que erroneamente é usado no senso comum no
sentido de “melhoramento”, é aplicado pela FAP da maneira como deve ser: o de
adaptação. Se o mercado de trabalho muda rapidamente, especialmente o da área
de comunicação, impulsionado pela velocidade das transformações nas formas e na
necessidade cada vez maior de transmissão de informações rápidas, evoluir
significa preparar o futuro profissional da melhor forma possível para este
cenário. E isso, a Faculdade Pitágoras tem feito de forma satisfatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário