quarta-feira, 18 de maio de 2011

A vida começa aos 45...

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras / Divinópolis-MG



Uma jovem de 45 anos... É a partir desta áurea idade que nos tornamos mais sábios e experientes. É quando passamos a beber um bom vinho mais para apreciar o seu aroma e sabor do que simplesmente para matarmos a nossa sede. Além do mais, é depois dos 40 que se tem sabedoria para enxergar as realizações do passado e projetar, com inteligência, o futuro. É quando ainda tem-se todo o tempo do mundo pela frente, porém com um ingrediente muito especial: cada ano a ser vivido passa a valer por vários, uma vez que temos experiência para nos guiarmos pela direção certa já na primeira tentativa. A experiência adquirida diminui o risco de erros. Energia redobrada, conhecimento, técnica, talento e, sobretudo, amor para construir uma história que está apenas começando.

Em 1966, há exatos 45 anos, Divinópolis era congratulada com uma instituição que, quatro décadas depois, viria a ser considerada uma das maiores referências em Ensino Superior. A Faculdade Pitágoras, hoje a maior Instituição de Ensino Superior da cidade, construiu sua bela história ancorada em diversos conceitos e valores. São quatro décadas de tradição e realizações. Uma trajetória repleta de conquistas e desafios, muitos já superados e outros que ainda estão por vir.

A trajetória da Faculdade Pitágoras se confunde com a própria história recente de Divinópolis. Nesses 45 anos foram mais de 22 mil estudantes que passaram pela Instituição. Por suas salas de aula lecionaram mais de quinhentos ilustres professores, mestres em suas essências, além de alunos brilhantes que vieram a se tornar referências em suas áreas de atuação. Sobretudo no Ensino Jurídico, já que a saudosa Faculdade de Direito do Oeste de Minas, localizada no antigo prédio do Colégio Frei Orlando, já era referência nacional na formação de bacharelandos na área. São milhares de advogados, juízes, desembargadores, promotores e delegados que carregam o nome da Fadom em seus currículos pelos quatro cantos do Brasil, engrandecendo a história da Instituição.

A Instituição passou por momentos conflitantes nesses 40 anos. Durante a ditadura militar, por exemplo, assim como outras entidades formadoras de opinião, foi reprimida e obrigada a prestar informações sigilosas ao Governo Federal, sob pena de ser obrigada a cessar suas atividades. Um período longo de sofrimento, repressão e cassações que serviu para engrandecer ainda mais a sua história. A antiga Fadom sobreviveu ainda ao período de grande recessão econômica no início da década de 80. Mais que sobreviver, a Instituição utilizou estes dois períodos conturbados da história do Brasil como valoroso aprendizado para nortear suas ações posteriores. A década de 90 e, sobretudo, o início do novo século representaram a consolidação e o reconhecimento da Instituição como a maior Instituição de Ensino Superior de Divinópolis. A demanda por novos cursos e a necessidade de expandir suas fronteiras culminou com uma grande conquista e o maior presente que a Instituição ofereceu para Divinópolis: a inauguração do melhor e mais moderno espaço acadêmico da região, o Campus Verde.

Comemorando 45 anos de realizações, a Faculdade Pitágoras, que incorporou a Fadom em 2007, entra em um período crucial de sua história. Um audacioso projeto pretende expandir ainda mais seus 18 cursos oferecidos, brindando aos alunos e professores com maior autonomia e recursos a serem investidos na qualidade do Ensino Superior. Fazemos uma analogia dos valores básicos defendidos pela Faculdade Pitágoras através da figura do caleidoscópio, “um objeto cilíndrico, em cujo fundo há fragmentos móveis de vidro colorido, os quais, ao refletirem-se sobre um jogo de espelhos, produzem infinitas combinações de imagens”. Através desta definição do dicionário Aurélio, podemos dizer que a Faculdade Pitágoras orienta suas ações em função de quatro princípios fundamentais: a diversidade, que dá origem à experimentação e à evolução, que são primordiais para o desenvolvimento humano. A multiplicidade de possibilidades na vida, dos conceitos de uma formação superior e das oportunidades oriundas destes processos são as cores que preenchem nosso caleidoscópio, que sempre gira mudando nossas percepções e conseqüentes imagens da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário