terça-feira, 24 de maio de 2011

Mercado aquecido na Comunicação

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis



Um mercado sem crise! A região Centro-oeste realmente carece de jornalistas e publicitários atualizados e capacitados. E não é um “achismo” baseado em mera percepção de mercado. Fica cada dia mais evidente que o mercado está aquecido, sobretudo com a imersão das mídias online e as redes sociais, mas faltam profissionais qualificados para trabalhar este mercado em expansão. Quando esta realidade é levada as empresas então, aí o caos se instala. A comunicação ainda é um gancho do marketing, misturada com a publicidade e o RH. Muitas das vezes, por não possuir um projeto definido e um profissional que o execute com eficiência. Culpa das empresas? Talvez seja resultado da falta de criatividade dos profissionais na proposição de soluções para problemas cotidianos das organizações.
É interessante perceber que as possibilidades são muitas e diversas empresas já perceberam o potencial de ganhos que uma política de comunicação eficiente pode lhe proporcionar. Percebendo esta expansão, algumas organizações já trabalham de forma mais eficiente seus portais, adotando estratégias que buscam atrair e manter seus clientes proporcionando comodidade, segurança e... informação! O maior índice de reclamação contra as grandes empresas nos órgãos de defesa do consumidor dizem respeito à falta de clareza na prestação de informações básicas, que geram ruídos na comunicação. Ruídos que, muitas vezes, geram enormes prejuízos.
Se tem um mercado que não tem crise é o da Comunicação (aí abordamos Jornalismo, Publicidade e Propaganda). Aliás, quanto mais ferramentas são disponibilizadas aos cidadãos, maior é a necessidade de profissionais capacitados e preparados para operacionalizar toda esta gama de informações. Desde um simples anúncio no jornal; passando pela comunicação interna e a criação e manutenção de um website eficiente; e chegando até a um monitoramento profissional de redes sociais como Orkut, Youtube, Facebook e Twitter, percebe-se, a cada dia, uma carência no mercado de profissionais que saibam transformar este mundo de idéias e possibilidades em projetos focados em resultados palpáveis e mensuráveis. As empresas absorvem rapidamente (e com excelentes remunerações) profissionais que tenham a habilidade de transformar idéias em ações efetivas e contínuas.
Divinópolis e toda a região Centro-oeste possui uma série de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que são referencias nacionais em suas áreas. Do pólo calçadista de Nova Serrana ao mercado internacional de fogos abastecido por Santo Antônio do Monte, passando pela siderurgia de Itaúna e Cláudio, o mercado moveleiro de Carmo do Cajuru e a avicultura de Pará de Minas (entre outros), torna-se indispensável a inserção de estratégias de comunicação que, aproveitando as diversas ferramentas disponíveis e as novas que surgem a todo o momento, turbinar e solidificar essas APLs nos mercados nacional e internacional. Para isto, torna-se crucial a presença e a atuação de profissionais qualificados e que dominem as técnicas de comunicação, para que sejam aproveitadas todas essas oportunidades. Para quem pensa em explorar toda a sua criatividade na busca de oportunidades de trabalho, mais uma vez, os cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda aparecem no topo das habilitações que mais exigem esta qualidade no mercado de trabalho.

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