terça-feira, 3 de maio de 2011

A “maioridade” da Gazeta do Oeste

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras – Divinópolis-MG




A partir da próxima semana, a Gazeta do Oeste torna-se um jornal diário. Um grande presente para a cidade de Divinópolis e toda a sua população, que ganha mais uma importante fonte de informações todos os dias, além de uma ferramenta extremamente valiosa para que novas conquistas sociais se tornem realidade em nossa região. É fato que um aparato eficiente de comunicação é requisito fundamental para o crescimento sustentável e o desenvolvimento econômico e social de uma cidade do porte de Divinópolis. E esta atitude nobre e arrojada da Gazeta do Oeste mostra que a nossa cidade caminha, com enorme pujança, para um centenário marcante para todos os cidadãos.

O potencial para novos investimentos em Divinópolis é extremamente amplo, nos mais diversos setores da economia, e o grande desafio dos empresários, independentemente do setor e do tamanho da organização, é colocar em prática políticas efetivas para transformar estas possibilidades em negócios. Divinópolis é uma cidade que oferece toda a infraestrutura para novos investimentos, com muita qualidade de vida para as famílias. Uma cidade que valoriza a cultura, a economia e, mais do nunca, os responsáveis diretos pelo desenvolvimento do Município: o povo divinopolitano! Uma jovem Divinópolis, que chega ao seu centenário com muita vitalidade e potencial para o desenvolvimento.

A atitude do grupo Gazeta do Oeste pode e deve ser seguida por outros grupos de Comunicação da nossa região. A cidade só tem a ganhar com a maior concorrência entre emissoras de TV, de rádio e novos portais de notícias, entre outras ferramentas de Comunicação. Divinópolis tem cerca de 220 mil habitantes e caminha para um Centenário de muitas conquistas. Cidade pólo de uma região extremamente importante, Divinópolis possui características que o qualifica como um dos mais importantes municípios do Estado.

Como cidade pólo, Divinópolis concentra um diversificado mercado de mídias nos mais diversos setores. O desenvolvimento e o crescimento verificado pela cidade nas últimas décadas garantiram um amplo mercado para comunicação no município. A cidade ocupa posição privilegiada na região, contando com 4 emissoras de TV (afiliadas da Globo, SBT, Record e Cultura), diversificado sistema de rádio com 9 emissoras, além de diversos jornais impressos (diários e semanários) e um grande número de revistas setoriais. A cidade provém ainda de diversos sites jornalísticos, assessorias de imprensa, gráficas, produtoras de vídeo, agências de publicidade, design e web, garantindo uma sólida estrutura de mídia e comunicação aos empresários. Enfim, um mercado amplo, com uma concorrência saudável que apenas valoriza as boas empresas. 

Divinópolis foi considerada, há alguns anos, a 5ª cidade com melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano de Minas Gerais; classificada pela Fundação João Pinheiro como uma das dez melhores cidades de Minas para investimentos e, conforme publicado pela revista Exame, entre as cem melhores do Brasil. Um cenário perfeito para que grupos sérios e idôneos de Comunicação como a Gazeta do Oeste possam expandir suas atividades, gerando renda e desenvolvimento para a cidade, e contribuindo cada vez mais para a manutenção da democracia. Por estes motivos o risco deste grande passo torna-se quase mínimo, diante das enormes possibilidades de sucesso. Parabéns ao grupo Gazeta do Oeste, que presenteia seus leitores com uma decisão que justifica o amadurecimento oriundo de seus 18 anos de idade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário