terça-feira, 2 de agosto de 2011

Como simplificar a Comunicação nas Empresas – Parte 01

Ricardo Nogueira
Jornalista, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais.Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.



Atualmente, no mundo empresarial, são encontradas muitas referências sobre os termos trabalho em equipes ou equipes de trabalho. No entanto, os termos são usados, muitas vezes, de forma insatisfatória, pois cobra-se muito engajamento e oferece-se pouco para que as equipes realmente se formem e consigam atingir seus objetivos. É neste momento que a comunicação, processo de circulação de informações, ganha destaque.
Equipe é considerado um conceito mais abrangente que o de grupo. Para atingir os objetivos determinados, os grupos utilizam em especial do ato de compartilhar informações, enquanto as equipes se engajam em um desempenho coletivo, mais envolvente e mais produtivo. A construção de equipes de trabalho nas organizações atuais, portanto, é uma das melhores estratégias para alcançar competitividade no mercado e aumentar a produtividade. O convívio social no trabalho é vantajoso, pois, entre outros benefícios, é capaz de estimular a criatividade das pessoas.
Uma das principais características do ser humano é a vida em sociedade, a capacidade e necessidade de se relacionar com outras pessoas. O convívio no ambiente de trabalho, como em outros grupos sociais, proporciona o desenvolvimento às pessoas, pois satisfaz a questão da estima e ainda une trabalho e atividade social. Entretanto, as organizações podem se deparar com pessoas individualistas, com dificuldade ou resistência para relacionar-se e desenvolver tarefas em conjunto com outras pessoas, visando apenas seus objetivos particulares.
As rápidas e constantes modificações no mercado levam as empresas à busca de novos modelos de gestão que lhe proporcionem vantagens em relação a seus concorrentes. As empresas já vêm percebendo que o principal diferencial que possuem são as pessoas, seu capital intelectual. Porém, para acompanhar essa evolução e aumentar sua produtividade, competitividade e sua eficiência, precisam se adaptar melhor a tal contexto. Para isso, percebem que não basta trabalhar apenas o individuo, levando em conta suas características particulares, mas enxergá-los como integrantes de um grupo maior, o que realmente fará diferença no contexto atual.
Assim, mais que uma grande vantagem de melhoria de relacionamentos nas empresas e com as empresas, a construção de equipes de trabalho é também uma saída das organizações para sobreviver, desenvolver, se destacar e consolidar-se em um ambiente exigente, competitivo e desafiante como o contemporâneo. Os administradores, gerentes e líderes, como responsáveis pela construção e desenvolvimento das equipes nas organizações, devem estar atentos às propostas existentes para lidarem com a interação, motivação e sucesso do trabalho de sua equipe. Como não existe uma “fórmula” pronta para “motivar”, as empresas têm investido na divulgação de informações e integração de seus funcionários.
A informação é o principal fator de aproximação e relacionamento entre empregado e empregador. E a integração entre funcionários é um fator importante para alcance de competitividade e aumento de produtividade, por satisfazer a necessidade de estima das pessoas de “fazer parte” de um grupo. Sob esse ponto de vista, a informação, quando bem trabalhada, pode ser considerada um fator motivador nas organizações, além de gerar um nível de integração necessário para melhorar o relacionamento entre áreas/setores da empresa.
O processo de transmissão de informações deve ser entendido como uma troca, pois os mesmos funcionários que recebem determinada informação também devem transmitir aos dirigentes da empresa informações. Para que o processo obtenha resultado e faça sentido, ambas as partes devem ter informações que produzam diferença. Para alcançar os resultados almejados, as informações não devem ser “descarregadas” aleatoriamente ou sem planejamento nos funcionários, deve ser trabalhada de forma a chamar a atenção, despertar interesse e provocar mudanças de comportamento que consigam gerar o clima favorável para a construção de equipes de trabalho. Para isso é utilizado o endomarketing como uma ferramenta para envolver os colaboradores com a organização e entre si.
Na próxima semana, na continuação do artigo, abordo o que é o endomarketing e o que esta estratégia/ferramenta pode trazer de benefícios para as organizações que desejam aumentar seu nível de competitividade.

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