terça-feira, 9 de agosto de 2011

Como simplificar a Comunicação nas Empresas – Parte 02

Ricardo Nogueira
Jornalista, Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais.Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.



Em continuidade ao tema iniciado na última semana, hoje falaremos um pouco a respeito do endomarketing, uma importante ferramenta de envolvimento dos colaboradores e disseminação de informações nas organizações. Isso porque o endomarketing é uma estratégia que não apenas transmite uma informação; ele “trabalha a informação” para repassá-la aos funcionários da forma mais eficiente, mais interessante, mais criativa, visando com que ela seja absorvida e compreendida mais facilmente e com maiores chances de atingir o objetivo esperado pela organização. Para atingir tal feito, no entanto, as informações devem ser, além de trabalhadas, selecionadas. A transmissão de um excesso de informações, sem planejamento e sem finalidade, deixa de ter sentido e pode provocar confusão, além de perder a importância para as pessoas.
A forma como as informações serão repassadas também é muito importante e deve ser decidida de acordo com o conhecimento da cultura da organização e a observação do comportamento e respostas dadas pelo público interno. Por isso as empresas têm buscado a implantação de um programa de endomarketing, para que a troca de informações e, consequentemente, o relacionamento com o cliente interno, seja mais “íntimo” e mais rico às necessidades da empresa.
Considerando a pressuposição básica do endomarketing de que “as pessoas precisam saber que são importantes para a empresa”, disponibilizar uma informação não é o suficiente, é preciso “seduzir” o receptor, chamar a atenção, utilizar meios atraentes e que fixem as informações na mente das pessoas. Uma forma interessante de se passar a informação é fazer, algumas vezes, que as mensagens, apesar de direcionadas à coletividade, sejam transmitidas às pessoas de forma “individual” para que as faça se sentir únicas. Através desta técnica, a empresa pode repassar uma mensagem de interesse coletivo, a respeito de acontecimentos ou mudanças dentro da própria organização, porém de forma direcionada ao “individuo”, o que geraria a sensação de importância aos funcionários.
As ferramentas de endomarketing podem, além de disseminar a informação, motivar, envolver e encantar o cliente interno, ser utilizadas em outras oportunidades que também irão influenciar na melhoria do relacionamento e de resultados organizacionais. São diversos os instrumentos e canais utilizados para o desenvolvimento de um programa de endomarketing; a escolha dos melhores meios deverá ser feita de forma a se adequar às necessidades, objetivos e à realidade de cada empresa. O importante é que os meios selecionados sejam capazes de encantar o público interno.
Utilizando o endomarketing para compartilhar informações, o nível de integração e relacionamento entre pessoas de um mesmo setor e de setores diferentes aumenta, uma vez que passam a conhecer melhor a empresa e suas diferentes áreas. Isso provoca maior interação e a compreensão de um contexto maior e, assim, torna-se possível alcançar uma melhoria na integração dos funcionários, passo determinante para a formação de equipes.
Quanto mais informações o funcionário possuir, mais conhecimento do trabalho ele terá - isso poderá gerar segurança e motivá-lo a agir em prol da empresa. Além disso, faz com que as pessoas se identifiquem como pertencentes a um meio em comum, sintam-se como uma “família” e, consequentemente, oportuna mais liberdade e confiança de trocar idéias entre si, o que beneficia o trabalho em equipe. A agilidade e transparência da comunicação interna gera sentimentos positivos dos funcionários em relação à empresa e é em cima desses sentimentos que o endomarketing trabalha, pois a mudança dos sentimentos provoca a mudança no comportamento.
Fazer as pessoas sentirem-se parte ativa e necessária de um processo faz com que o empenho seja maior e de melhor qualidade. As práticas do endomarketing geram uma consciência de que os resultados da organização dependem, principalmente, dos seus funcionários. O endomarketing busca o conhecimento das reais necessidades dos funcionários de uma empresa, para assim oferecer o que mais irá satisfazê-los e motivá-los. A satisfação e o desempenho das pessoas é o maior diferencial competitivo que uma organização pode ter.
A construção de equipes de trabalho, também um grande diferencial competitivo nos dias de hoje, depende do grau de integração entre os funcionários da empresa que, por sua vez, depende de um bom processo de circulação de informações. A implantação de um programa de endomarketing, por ser uma estratégia decisiva para melhorar a qualidade e os níveis de informação dentro das organizações, afeta diretamente os níveis de integração das pessoas com a empresa e com as outras pessoas, além da integração entre áreas da empresa.
Tendo a construção de equipes de trabalho como meta a ser alcançada dentro da empresa, o programa de endomarketing implantado será desenvolvido em torno desse objetivo, e toda a troca de idéias e disseminação de informações serão trabalhadas com essa finalidade: a união e integração das pessoas.
Assim, a disseminação de informações no ambiente de trabalho por meio do endomarketing assume um caráter estratégico. Vista como capaz de reinventar os laços organizacionais e amplificar o sentimento de pertencimento dos funcionários com relação à empresa, o endomarketing tem muito a contribuir dentro dos novos métodos de gestão que se solidificam na contemporaneidade.

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