sexta-feira, 29 de julho de 2011

Criatividade e a criação de novos produtos

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis



Criar novos produtos ou serviços para ofertar no mercado é parte crucial das ações e decisões tomadas pelas organizações no mercado. Neste sentido, o planejamento deve estar muito bem alinhado para todas as áreas e o conjunto de processos e operações dentro da organização possam funcionar perfeitamente. Novos produtos são importantes para sustentar o crescimento e o lucro para substituir itens obsoletos.
Estudar o mercado é uma constante para atingir o sucesso, da mesma maneira com que se procuram oportunidades, também são solicitadas soluções práticas e simples, que tragam mais valor para um processo, produto ou serviço.Diariamente as organizações correm atrás de grandes idéias que possam alavancar ou até salvar seus negócios. Entretanto, estas “idéias milagrosas” são fruto de muito trabalho, especialmente de pesquisas e estudos direcionados a encontrar melhorias a serem aplicadas.
Sem um planejamento elaborado para atender a todas as áreas da organização, a chance de correr atrás da concorrência é grande. Inúmeras oportunidades deixaram de ser vistas porque as informações não circulam dentro da organização ou sequer pesquisas são realizadas. O que pode auxiliar uma organização a encontrar uma oportunidade está no simples fato da empresa planejar e perguntar a si própria o que ela realmente conhece, como: Qual é o negócio da organização? Quem é o público-alvo? Qual é o ciclo de vida do mercado? O produto é desejado pelos consumidores? Qual é o diferencial que a organização pode ofertar?
Responder a essas perguntas pode ser um bom começo para o desenvolvimento de novos produtos no mercado. Uma estratégia de novo produto vincula o processo de desenvolvimento do produto novo aos objetivos de marketing, da unidade de negócios e da empresa. Uma estratégia de novo produto deve ser compatível com esses objetivos e, por sua vez, todos os três objetivos devem ser consistentes entre si. A estratégia de novo produto faz parte da estratégia global de marketing. Ela estreita o foco e fornece diretrizes gerais para geração, triagem e avaliação de novas idéias de produtos. Ela especifica os papéis que os novos produtos devem exercer no plano global da organização e descreve características dos produtos que a organização deseja oferecer e o mercado que ela deseja atender.
Idéias de novos produtos surgem de muitas fontes, como clientes, funcionários, distribuidores, concorrentes, pesquisa e desenvolvimento e consultores. O conceito de marketing sugere que os desejos e necessidades dos clientes devem ser o trampolim para o desenvolvimento de novos produtos. Entretanto, funcionários da publicidade e pesquisa (bem como os vendedores) frequentemente criam novas idéias de produtos, justamente porque analisa e está envolvido com o mercado. Distribuidores devem ser ouvidos quanto as necessidades que, por ventura, não estão sendo atendidas, funcionando como importante canal de sugestões para novos produtos. Porém, nenhuma empresa confia somente em idéias geradas internamente.
Criatividade é o manancial de idéias de novos produtos, não importando quem as conceba. Foram desenvolvidas diversas abordagens e técnicas para estimular o pensamento criativo. As duas consideradas mais úteis para gerar novas idéias de produtos são exercícios de brainstorming e grupos de foco. O primeiro filtro no processo de desenvolvimento de novos produtos é a triagem, que elimina idéias inconsistentes com a estratégia global da organização ou que não sejam adequadas por alguma outra razão. Em seguida, o teste de conceito avalia a idéia antes da criação de qualquer protótipo. Adiante, a análise de negócios analisa os números preliminares para demanda, custo, vendas e lucratividade. O estágio seguinte é o desenvolvimento, quando o protótipo é desenvolvido e uma estratégia de marketing traçada. O teste de mercado determina, através de um lançamento limitado, as reações de clientes em potencial em uma situação de mercado. Em seguida o teste de mercado simulado avalia, através da promoção, os efeitos desse produto no mercado antes do estágio final do processo: a comercialização (a decisão de levar um produto ao mercado). 

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