quarta-feira, 27 de julho de 2011

Publicações Empresariais: uma necessidade para as organizações

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis


Na última semana, falei um pouco sobre as publicações institucionais e sua importância para a solidificação da marca e da história de qualquer organização. Afinal de contas, toda organização possui uma grande história que envolve fundadores, fornecedores, grandes dirigentes, clientes e uma relação muito próxima com o próprio desenvolvimento do município. Divinópolis completa, no próximo ano, 100 anos de emancipação que se confunde com a própria história de muitas empresas e entidades que contribuíram, efetivamente, para desenvolvimento do município. É esta história que merece ser registrada de forma profissional e é este o propósito da “Perfil Institucional”, que pretendo explicar um pouco mais.
A proposta da Perfil Institucional é justamente oferecer soluções no que tange à pesquisa e elaboração de conteúdos organizacionais, com o intuito de gerar peças com alto valor agregado de informações históricas e institucionais para as organizações. Um trabalho que transcende as concepções de campanhas publicitárias ou de marketing, uma vez que o foco principal deste trabalho é o conteúdo, através de ampla pesquisa e geração de informações para que as empresas, através de diversas ferramentas de comunicação, possam buscar novos negócios e fortalecer a presença e a história de sua marca/empresa. Divinópolis e toda a região Centro-oeste possui dezenas de empresas com 15, 20 e até 50 anos de história que precisam de um resgate e um registro profissional.
As publicações empresariais, conforme abordamos na última semana, facilitam a comunicação entre a empresa e o seus públicos interno e externo. Exige conhecimento em segmentação de público e comunicação dirigida. Quando produzida de forma profissional, uma publicação empresarial torna-se um canal de comunicação extremamente eficaz, que aproxima a empresa de seu público-alvo. Serve como instrumento de integração e como multiplicador de contatos entre colaboradores e dirigentes. É uma ferramenta criada para solucionar problemas de comunicação nas empresas.
A Perfil Institucional é uma agência de comunicação institucional especializada em conteúdos organizacionais, com foco em publicações institucionais. Uma iniciativa pioneira dirigida por mim e pelo também jornalista Ricardo Nogueira, a empresa conta com uma equipe de colaboradores que atuam com foco no atendimento exclusivo às demandas do cliente, buscando a excelência em suas diversas formas de publicação. A Perfil Institucional é composta por profissionais especialistas em publicações empresariais de amplo alcance, buscando como resultado a melhor administração das informações dos clientes, fortalecendo a marca, gerando conteúdos na mídia e potencializando novos negócios.
A proposta atende a uma demanda dos empresários e, por isso, já teve uma aceitação muito boa em relação às importantes parcerias. Na última semana, por entender que a proposta atende a esta demanda da classe empresarial, a ACID (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Divinópolis), a Daimond Advogados Associados e a Formatar Consultoria Empresarial confirmaram suas parcerias. Outras entidades de classe serão visitadas ainda esta semana, justamente pelo caráter específico do trabalho proposto, que transcende os tradicionais serviços de publicidade e propaganda.
A Perfil também coordena a concepção e execução de publicações editoriais, sejam elas impressas ou digitais. Atua na pesquisa de conteúdo e na produção editorial de livros e revistas comemorativas, boletins informativos, jornais, anuários, newsletters, relatórios e coberturas jornalísticas. Produzidas segundo padrões editoriais e gráficos adequados às necessidades do cliente e de seu público-alvo, as publicações profissionais são eficientes instrumentos de comunicação para as organizações e facilitam a comunicação entre a empresa e os seus públicos interno e externo. Uma peça informativa, impressa ou digital, quando produzida de forma profissional, torna-se um canal de comunicação extremamente eficaz, que aproxima a empresa de seus objetivos de comunicação. Serve como instrumento de integração e como multiplicador de contatos entre colaboradores e dirigentes.
A Perfil Institucional oferece soluções em Comunicação Estratégica com foco em ampla pesquisa e refinado conteúdo para publicações empresariais, informativos, perfis empresariais, peças comemorativas e conteúdos para internet. Para isso, respeita 4 premissas importantes: toda organização tem uma grande história que precisa transcender as paredes da empresa; clientes internos e externos precisam conhecer a história e as conquistas de uma grande organização; grandes organizações são constituídas por homens e mulheres de valor, que merecem o devido reconhecimento; publicações empresariais facilitam a comunicação entre a empresa e o seu público interno e externo. Uma proposta diferenciada, focada no conteúdo e na história que toda organização de valor possui, mas que precisa ser pesquisada e registrada. O site www.perfilinstitucional.com.br já está em construção e, em breve, estará no ar para que todos possam conhecer, com maior profundidade, o trabalho oferecido para as empresas de Divinópolis e toda a região Centro-oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário