quarta-feira, 13 de abril de 2011

Jornalismo, Publicidade e tecnologia

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras – Divinópolis-MG



Os cursos superiores de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, que durante muitos anos lideraram, com folga, o ranking de inscrições e de candidatos por vagas das principais universidades públicas do País, passam por um momento de definições tecnológicas. Eminentemente baseados na tecnologia, somente as Instituições de Ensino Superior que começarem a investir nos cursos irão sobreviver a esta nova fase, mantendo um curso de qualidade e com a estrutura necessária para a formação de profissionais preparados para o mercado. Neste sentido, várias ações estão sendo implementadas na Faculdade Pitágoras e, mais precisamente, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, com o objetivo de adequá-los a esta nova era da tecnologia móbile e da informação instantânea. Isso baseado no tripé formado por infraestrutura, corpo docente qualificado e com experiência de mercado, além de condições acadêmicas para alunos e professores.

No último mês de fevereiro, iniciamos mais uma etapa importante do Observatório de Mídia, grupo de estudos sobre Comunicação Social organizado pela Coordenação e pelos professores do curso. Foi organizado, no auditório, um relevante debate sobre política comercial e publicitária x conteúdo de TV, com a participação de experientes colegas da imprensa televisiva da cidade e todos os alunos do curso. Este tipo de debate é primordial para que todos os estudantes de Comunicação Social, seja ele de Jornalismo ou Publicidade, possam entender como este processo funciona de forma integrada e os possíveis conflitos que possam existir dentro de uma empresa de Comunicação. É a visualização, na prática, do que é demonstrado nas teorias de sala de aula. Em março, o debate foi sobre Comunicação Integrada nas Organizações, com a equipe de Comunicação e Marketing da Farmax. Este tornou-se um nossos focos de trabalho para este e os próximos semestres: alinhar teoria e prática com experiências e debates que possam auxiliar a todos na condução de suas carreiras.

Além do blog www.observatoriodemidia.blogspot.com, do programa de rádio semanal (debate com professores dos cursos realizado toda quarta-feira, às 8h15, na rádio Divinópolis-AM, dentro do programa Plantão Divinópolis) e do envio semanal de artigos técnicos elaborados pelos professores para a Gazeta do Oeste (toda terça-feira), a partir deste mês, estendemos estes debates sobre o mercado jornalístico e publicitário também na TV. Gravamos, na última semana, a primeira edição do Observatório de Mídia na TV, um programa mensal de debates sobre assuntos ligados à Comunicação Social, nos modernos estúdios da TV Pitágoras. O primeiro programa abordará o tema “Redes Sociais e sua importância para a Comunicação Moderna”, e deve ser exibido pela TV Candidés no próximo final de semana.  

Várias das proposições de estrutura interna já estão sendo implementadas. Foram instaladas antenas de Internet Wireless nos blocos e duplicado o link de web, melhorando o acesso à Internet; a qualidade dos computadores para os alunos foi atualizada, instalando projetores multimídia em todos os laboratórios de informática e ar-condicionado em vários deles; foram adquiridas 10 novíssimas máquinas digitais para a disciplina de Fotografia (alunos terão o que há de mais moderno em Fotografia Digital na disciplina); e, por fim, a Faculdade Pitágoras conta, atualmente, com projetores multimídia em 55% das salas e, em breve, este índice chegará em 75%. Sabemos que ainda existem fragilidades, mas pensar em Ensino Superior sem investimento em tecnologia é andar para trás. É uma tendência que não tem mais volta, sobretudo, para as áreas de Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing!

Nenhum comentário:

Postar um comentário