segunda-feira, 4 de abril de 2011

Economia e a Comunicação Social: Uma ligação Necessária

Alexandre Alvisi
Economista e professor nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis-MG


A Economia é uma ciência que estuda as escolhas feitas pelas pessoas quando existe escassez, ou seja, quando há restrições ao que os indivíduos podem obter. Todos os dias nos deparamos com situações conflitantes, nas quais temos que escolher entre um bem ou serviço em detrimento do outro, devido à escassez de recursos, tais como tempo, dinheiro, saúde, terra, entre outros.

A Economia está ligada a diversas áreas do conhecimento, tais como história, geografia, ciências sociais, matemática, psicologia, administração e também comunicação social. Especialmente em relação à comunicação social, a economia é uma ciência de grande relevância, tanto para a área de jornalismo quanto para publicidade e propaganda.

O jornalismo faz o seu papel de levar à população a notícia, todos os fatos relacionados à inflação, desemprego, mercado imobiliário, investimentos, e diversos outros temas econômicos. Tais assuntos devem ser transmitidos utilizando uma linguagem simples, didática e que enfatize toda sua importância para o nosso dia a dia.

Nos últimos anos, notícias relacionadas à Economia assumiram um lugar de destaque na imprensa, tanto em jornais impressos e internet, quanto na televisão. Mas o assunto tem sido abordado de maneira clara pelos canais de televisão e pelas publicações impressas?

Penso que a imprensa não tem desempenhado seu papel de maneira eficiente neste contexto. Por muitas vezes os meios de comunicação social lançam mão de vários chavões econômicos e pressupõem que o leitor ou espectador já entenda as correlações existentes entre os diversos setores da economia. 

O jornalismo econômico deveria ser mais claro ao abordar todos os seus temas como, por exemplo, a taxa de juros. Não vemos muitas notícias sobre as conseqüências de uma alta da taxa de juros sobre a inflação, o emprego, o consumo, e outros eventos econômicos importantes da sociedade atual.

Outro ponto falho da imprensa está na abordagem sobre inflação. Todos nós sabemos que uma inflação alta é prejudicial para a sociedade (quem não se recorda da hiperinflação nos anos 80 e 90, quando os níveis chegaram a mais de 2.400% ao ano?), principalmente para as classes menos favorecidas que não têm a capacidade de repassar o aumento dos preços e perdem muito seu poder aquisitivo. Há certo exagero por parte da imprensa ao anunciar, com alarde, que a inflação em 2010 foi a maior desde 2004 e que os preços não param de subir. A imprensa faria um trabalho muito mais efetivo preocupando-se mais em mostrar à sociedade quais os efeitos da inflação, quais os instrumentos de combate e explicar como cada indivíduo pode contribuir para combater o aumento nos preços. Ao invés disso, muitas vezes transmite informações com um viés por vezes equivocado.

Um comentário:

  1. mas qual a verdadeira importancia de uma pessoa que faz comunicação social estudar economia?

    ResponderExcluir