domingo, 14 de novembro de 2010

Importância de uma boa escolha profissional

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras - Divinópolis-MG

Durante essa semana (dias 16, 17 e 18 de novembro), a Faculdade Pitágoras de Divinópolis promove o Giro de Profissões, evento gratuito e destinado aos alunos do ensino médio da região. Para os vestibulandos ou aqueles que ainda estão em dúvida de qual profissão escolher, o evento é uma grande oportunidade para conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos na instituição. Pego o gancho deste importante evento realizado pela Faculdade Pitágoras para falar, novamente, sobre a importância de se fazer escolhas profissionais. E quanto antes essas decisões forem tomadas, maiores são as chances de darem certo. Ainda mais quando falamos de profissões.


O Giro de Profissões pretende aproximar os futuros universitários da realidade acadêmica por meio de atividades que incluem uma visita por toda a estrutura da faculdade, apresentação dos Núcleos de Excelência, salas com demonstração de cada curso onde os estudantes poderão conhecer mais sobre as oportunidades no mercado de trabalho. Profissionalmente falando, é uma chance sensacional para que adolescentes entre 15 e 18 anos possam conhecer e fortalecer suas convicções em relação à carreira que pretendem seguir. Uma decisão difícil que, geralmente, vale para toda a vida.

A escolha profissional é um processo dinâmico e em permanente construção, atravessado por conflitos, ansiedades e angústias. Às vezes, é influenciada por diversos fatores, dentre eles os pais, a família de um modo geral, os amigos e o grupo social, o meio sócio-cultural e os preconceitos com relação às profissões. Há ainda crenças e mitos que dificultam a escolha profissional. Por exemplo, acreditar que a escolha é definitiva e para sempre gera angústias. Mas como pensar na tomada de escolha profissional como uma decisão finalizada se nossas preferências e competências mudam de acordo com nossas experiências? Se a cada momento da vida podemos perceber que há outras escolhas melhores e mais satisfatórias? Eis aí um grande mistério.


Por isso, as instituições de ensino superior precisam entender este novo direcionamento que o mercado apresenta. Existe uma grande expectativa por parte dos futuros universitários em conhecer, previamente, a estrutura que lhe será ofertada durante todo o curso superior. Cada vez mais valoriza-se uma boa estrutura de laboratórios, qualidade das salas de aulas, a existência de um ambiente universitário e multidisciplinar e, acima de tudo, a qualificação e a titulação dos mestres docentes, independentemente da área de atuação. O poder de decisão em relação à carreira profissional está cada vez mais nas mãos dos próprios jovens, e não com os pais ou outros atores envolvidos no processo. Ou seja, as escolhas profissionais começam a ser decisivas ainda na adolescência.

Como escrevi semana passada, toda decisão, por mais simples que possa parecer, envolve riscos que se amenizam muito quando se constrói uma estratégia bem clara, com base em planejamento e critérios de escolha bem definidos. Tomar decisões é uma questão de coragem, combinada com uma grande dose de intuição. Entretanto, a eficiência da intuição é menos relevante quando se efetiva uma escolha com base em comparações. Por isso acho importante ações proativas de instituições de ensino superior, no sentido de apresentar seu projeto pedagógico e, sobretudo, mostrar toda a estrutura de seus cursos antes da escolha por parte dos futuros universitários. Assim, a escolha profissional torna-se mais consistente e com maiores chances de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário