terça-feira, 9 de novembro de 2010

As redes sociais, flash mobs e os movimentos populares


* Leonardo Marcos Rodrigues
Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
da Faculdade Pitágoras/Divinópolis.




O leitor já deve estar cansado de ler, quase todas as semanas, vários e vários artigos citando as redes e mídias sociais, suas aplicações e transformação que ela tem causado no cotidiano popular. Já é mais do que claro, que a vida nessa sociedade moderna, cosmopolita e mutante não é mais a mesma depois que tivemos acesso à esse novo mundo virtual, onde todos estamos ligados e construindo conceitos, debatendo nosso cotidiano e nossos problemas, enfim, estamos conectados. E é justamente sobre esse poder de ligar pessoas que as redes sociais possuem que vamos refletir, em especial o tão comentado e badalado #ponchicday.

Para que o leitor entenda bem o caso, vamos a um pequeno resumo da ópera. O Ponchic é um refrigerante vendido em Divinópolis (MG) e região centro-oeste do estado. É uma bebida que fez parte da infância da maioria dos integrantes da geração X e Y, que tem uma adesão fortíssima nas redes sociais. Acontece que na quinta-feira (04/11), depois de uma pequena discussão iniciada no Twitter, onde uma pessoa fez uma crítica à bebida que é um verdadeiro ícone da cultura divinopolitana, várias pessoas saíram em defesa do Ponchic, inclusive esse colunista.

O que havia começado como uma brincadeira se tornou um fenômeno de mobilização local, com centenas de internautas declarando o seu amor pelo refrigerante. Com isso, surgiu a idéia de se criar o #ponchicday, que na linguagem mais popular seria o “dia do Ponchic”. A sexta-feira (05/11) foi a data escolhida para celebrar o amor dos divinopolitanos à bebida, sendo que os proprietários da marca, sabendo do movimento, resolveram doar 200 garrafas do refrigerante para comemorar o evento, que teve a participação de cerca de 40 pessoas. Eis que estava sacramentado o primeiro flash mod genuinamente popular em Divinópolis.

Os flash mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de meios eletrônicos de comunicação, como o twitter.

O exemplo acima serve bem de exemplo do que temos debatido ao longo de várias colunas, a força das redes e mídias sociais no nosso cotidiano. Um simples gosto em comum de várias pessoas conseguiu movimentar centenas de pessoas durante dois dias. Para quem ainda duvidava desse poder, é o hora de rever os conceitos e se preparar para que essas mobilizações populares se tornem cada dia mais freqüente.

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