terça-feira, 27 de março de 2012

Quem não aparece não é lembrado


Leonardo Marcos Rodrigues
Jornalista, Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. Professor da Faculdade Pitágoras nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras Divinópolis/MG.




O ditado popular que abre esse artigo, mais do que nunca se aplica tanto para empresas quanto para os profissionais que atuam em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de novas e boas oportunidades. Mas vale ressaltar que não basta apenas “existir” e esperar que por uma intercessão divina as oportunidades batam à sua porta. É preciso ir além e “aparecer”, mostrar seus potenciais e se “vender” diante dessas oportunidades.
A fórmula parece simples, mas, na prática, o que temos acompanhado é justamente o contrário. Empresas e profissionais, principalmente da comunicação, deixam escapar pelos dedos ótimas oportunidades justamente porque desapareceram diante de uma concorrência mais atuante e proativa, ou simplesmente porque ninguém sabia de sua existência.
Para as empresas, acredito fortemente que o desenvolvimento de estratégias de marketing é a solução para esse problema. Por exemplo, se você tem um produto ou um serviço que mais ninguém oferece, sua tarefa está bem fácil de ser executada. É fundamental que sejam criadas vantagens exclusivas para seus clientes. Seja qual for o caso, encontre as diferenças no seu produto ou serviço e capitalize em cima delas, sem deixar de lado um dos principais fatores que vai ajudar a criar esse diferencial competitivo: a divulgação através dos mais variados meios possíveis.
Uma dica de como encontrar esse diferencial para agarrar as oportunidades é colocar-se no lugar dos clientes. Aja (e pense) como eles agiriam. Pergunte-se por que seu concorrente consegue “aparecer” mais do que você, por que ele consegue mais oportunidades de negócios do que sua empresa. Creio que todos estes processos irão ajudá-lo a escolher as melhores estratégias para conseguir navegar em oceanos de águas calmas.
Já com relação aos profissionais, nada melhor do que o bom e velho marketing pessoal para trazer bons resultados. O professor Wagner Campos, especialista na área, dá sete dicas de como trabalhar melhor essa habilidade que tem feito o diferencial no mercado de trabalho. Aqui vão elas:

1. Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.
2.  Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.
3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.
4.  Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.
5. Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e ideias, mesmo que informalmente.
6. Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.
7. Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.

E para finalizar, um toque especial, que foi o refrão da escola de samba Império Serrano, em 1987: “Quem não se comunica, Se trumbica e como fica, Fica na saudade, fica”. 

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