segunda-feira, 28 de março de 2011

Família ilustre!

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis-MG


Na última semana, após fazer menção ao Dia do Repórter, oportunidade em que expressei a importância da data na figura do competente jornalista Evandro Araújo, da TV Alterosa, recebi um amável email que muito me enobreceu e emocionou. O mesmo partiu do respeitado escritor e colunista deste jornal, Lázaro Barreto, que com belas palavras externou o resultado de uma instigante pesquisa feita pelo nobre amigo, que culminou com a descoberta de um parentesco entre este que vos escreve, o jornalista homenageado no texto da última semana (Evandro Araújo) e o próprio Lázaro Barreto. Texto este que, pela graciosidade das palavras escritas e a importância que para mim representou, faço questão de reproduzi-lo na íntegra:

“Lendo a amável menção do Francisco a respeito do colega de página da "Gazeta do Oeste", ocorreu-me que ambos são primos entre si (e também de minha humilde pessoa). No livro que pesquisei, descrevi a ascendência e a descendência de Antonio José de Oliveira Barreto, nascido em Guimarães, Portugal, l767, e que, vindo para o Brasil como "Solicitador de Causas" (advogado), casou-se primeiramente com Anna Joaquina Cândida de Castro e depois com Felizarda Maria de Jesus. Com a primeira teve os filhos Bernardo (de quem descendemos) e a filha Francisca (casada com Vicente Ferreira do Amaral). A descendência do casamento com a Felizarda está sendo objeto de uma pesquisa (que será oportunamente publicada) do empresário Ruy Barreto, radicado no Rio de Janeiro.

O Bernardo, casado com Josepha Maria de Jesus, teve 13 filhos, entre os quais o nosso bisavô Antônio José de Oliveira Barreto (o mesmo nome do avô dele), casado com Maria Archangela Tavares (de família do Distrito do Divino Espirito Santo, hoje Divinópolis) - e depois de enviuvar-se casou com Galdina Candida Barreto (Dona Inhazinha).

O Evandro Pereira de Araujo (casado com a prima Edircilene Pereira Guerra) é filho de Benedita Pereira de Melo casada com Luiz Gonçalves Araujo, neto de Maria Arcângela da Silva, casada com Afonso Pereira Melo, bisneto de Archangela Tavares Barreto casada com João Pereira da Silva (João Professor), trineto dos citados Antônio José de Oliveira Barreto e Maria Archangela Tavares.

Francisco Resende Costa Neto é filho de Gislaine Resende Costa Amaral, casada com José Eduardo Amaral, neto de Judite de Oliveira Barreto, casada com Francisco Resende Costa, bisneto de Elpidio José de Oliveira Barreto e casado com Maria Constância Resende, trineto de Antônio José de Oliveira Barreto e de Josepha Maria de Jesus. Como se vê, estamos sempre perto, mesmo dando a impressão de estarmos muito longe.

Abraços do primo, leitor e amigo Lázaro Barreto”.

Tenho muito orgulho de fazer parte de duas famílias de extremo respeito, pela formação e pela dignidade: Resende Costa, que fora referenciada pelo nobre escritor, e a família Amaral, do saudoso Sr. Clóvis Amaral e Da. Nina Amaral. Agora, com esta surpreendente constatação fico ainda mais orgulhoso de saber que a família, mesmo com parentescos mais distantes, é composta por pessoas íntegras, honestas e de profissionalismo reconhecido. E isso é muito gratificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário