terça-feira, 28 de setembro de 2010

Você e sua empresa estão preparados para lidar com as redes sociais?

* Leonardo Marcos Rodrigues

Jornalista e professor dos cursos de Jornalismo e
Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras/Divinópolis.

Há muito tempo venho discutindo com os leitores desta coluna e principalmente em sala de aula, a evolução das novas mídias na comunicação, em especial as redes sociais. A velocidade com que elas avançam no nosso dia a dia é impressionante. Uma recente pesquisa realizada pelo Ibope e Nielsen Online nos dá uma pequena amostra da importância dela na comunicação. Vamos aos números: o Brasil gastou cerca de 50 horas e 26 minutos por internauta em ambientes doméstico/residencial; 79% dos internautas fazem parte das redes sociais e ficam cerca de 6 horas por mês conectados nesses ambientes.
 
De 2006 para 2009 houve aumento crescente de praticamente todas as atividades envolvendo mídias sociais virtuais. As cinco atividades que mais cresceram foram: assistir vídeos pela internet; escutar músicas/rádios online ao vivo; criar perfil em alguma rede social; criar blogs, ler e comentar em outros blogs; fazer upload de fotos pessoais em algum site de compartilhamento de fotos.

Esses números são uma pequena amostra que as pessoas e empresas precisam compreender para lidar com esse novo fenômeno da comunicação, chamada de redes sociais virtuais. Nesse cenário surge um novo profissional de comunicação, que inclusive já abordei em colunas passadas: o analista de Mídia Social.

Entre as atribuições desse novo profissional estão mapear os canais onde irá atuar, planejar, criar ações de interação e monitorar; profundo entendimento de comunicação, em suas mais diversas facetas (como jornalismo, publicidade e relações públicas), cultura, psicologia, sociologia e antropologia, além de possuir uma enorme expertise em mídias sociais, isto é, em relacionamento e pessoas.

O interessante nisso tudo, é que muita gente me pergunta se a carreira de jornalista em especial, não estaria com os dias contados, principalmente depois que a exigência de diploma foi extinta. Respondo que nunca esteve tão promissora e justifico. Em recente conversa com um grande amigo, jornalista de um impresso da capital, tivemos o mesmo entendimento: de que o cenário para os bons profissionais de comunicação nunca esteve tão carente de pessoas competentes, justamente com aquelas qualidade que citei logo acima. As redes sociais são hoje um verdadeiro porto seguro para todos os comunicadores, já que cada vez mais as empresas precisam usá-las para as mais diversas funções como conversar com seus clientes, realizar promoções, vendas, etc.

As empresas precisam compreender que nas redes sociais o cliente não é apenas consumidor. Como diz Mauro Segura, no blog ‘A Quinta Onda’, “a maior miopia das empresas é não enxergar as redes sociais como a mais poderosa ferramenta para transformação e colaboração de sua força de trabalho”.

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