terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vestibular, formação superior e FIES

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras – Divinópolis-MG



Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2012 da Faculdade Pitágoras/Divinópolis. Os interessados em um dos 18 cursos de graduação oferecidos pela Instituição devem se inscrever pela Internet, no site www.vestibularja.com.br, até o dia 28 de outubro. Para aqueles que quiserem se inscrever pelo telefone 0800 283 1010 ou pessoalmente, na Central de Informações da Faculdade Pitágoras, o prazo vai até 21h do dia 28. As provas serão realizadas no dia 30 de outubro, às 14h, no Campus Verde.

Mais do que escolher uma profissão e seguir uma formação superior que garantirá melhores oportunidades do mercado, é importante os candidatos a uma das vagas no Ensino Superior se informarem sobre as imensas facilidades de acesso ao Ensino Superior. Sair da faculdade com a preocupação de quitar uma dívida já impediu muita gente de buscar o seus sonhos profissionais. O Prouni revolucionou o acesso ao Ensino Superior para alunos com necessidades financeiras e que preenchem os pré-requisitos do programa. Entretanto, o Novo Fies é o programa de financiamento do Governo que realmente abriu as portas do Ensino Superior para milhares de pessoas que jamais imaginaram adentrar às portas de uma faculdade ou universidade.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior em instituições privadas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em curso superior com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Desde 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento pode ser solicitado em qualquer período do ano. O atual FIES tem algumas características interessantes, tais como: financia até 100% das mensalidades do curso selecionado; taxa de juros extremamente atraentes (3,4% ao ano); as parcelas do financiamento serão mensais e com valores fixos; a parcela máxima de apenas R$ 50,00 por trimestre no período de duração do curso e da carência; 18 meses de carência após o final do período de financiamento; período de pagamento de até 3 vezes a duração do curso mais 12 meses.

Oferecendo o Novo Fies e com uma metodologia moderna, possibilitando maior tempo de contato com os professores e com o conteúdo das disciplinas, além de grande aparato tecnológico e maior integração das atividades teóricas e práticas, que a Faculdade Pitágoras oferece para 18 cursos de graduação nas áreas da Saúde, Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas. Os ingressantes em um dos 18 cursos oferecidos pela Faculdade Pitágoras terão várias novidades em 2012. A direção da unidade prevê um investimento de mais de R$ 2 milhões em laboratórios e infra-estrutura já para o próximo semestre. Apostando em tecnologia e inovação como aliados do processo de ensino, a expectativa é de que 85% das salas estejam equipadas com todo aparato multimídia, incluindo projetores eletrônicos e equipamentos de som, oferecendo completa estrutura para os professores e alunos de todos os cursos.

Outras ações estão previstas para o próximo ano, como o fortalecimento da TV Pitágoras, do DAJ e da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda – AGP3. Além do vestibular tradicional, outra opção de ingresso na Faculdade Pitágoras é a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 servem de critério para a seleção de candidatos. Nesse modelo, o candidato poderá participar de ambas as modalidades de seleção – submetendo-se, simultaneamente, à prova e concorrendo pela nota do Enem, conforme critérios estabelecidos no edital do processo seletivo. Além disso, a Faculdade Pitágoras recebe, a partir de 1º de novembro, alunos que desejam iniciar processo de transferência para qualquer um dos 18 cursos oferecidos pela Instituição, além daqueles profissionais que já possuem um título superior e buscam qualificação através de obtenção de um novo título. As oportunidades estão aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário