quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Faculdade Pitágoras: novos desafios


Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras – Divinópolis-MG


Recebi, com imensa honra e senso de responsabilidade, a nobre missão de, a partir do dia 1º de novembro, assumir a direção-geral da Faculdade Pitágoras de Divinópolis. Instituição de Ensino Superior com maior número de alunos em Divinópolis (atualmente são quase 3400 alunos), a Faculdade Pitágoras viveu momento de enorme crescimento e consolidação de sua força no desenvolvimento educacional nos últimos dois anos. Resultado do trabalho de grandes gestores que por aqui passaram neste período, especialmente o Prof. João Pongelupe que, em virtude deste excelente trabalho, assume um novo desafio profissional de conduzir as ações da Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Desejo, do fundo do coração, todo sucesso pessoal e profissional para este excelente executivo e, acima de tudo, mais um grande amigo que nos foi apresentado.
   
Divinópolis é uma cidade que se destaca no cenário regional e nacional como um polo industrial e comercial. Um município de vanguarda, de povo hospitaleiro e progressista. Nesse cenário, a Faculdade Pitágoras, com a tradição de 45 anos de atuação na área educacional, implantou um projeto arrojado e empreendedor. Um centro de excelência no Ensino Superior, oferecendo uma proposta educacional moderna e inovadora, cursos com a qualidade da marca Pitágoras, professores altamente qualificados e uma infra-estrutura moderna e acessível. Tudo isso para que Divinópolis também seja identificada como um dos mais importantes polos de educação do interior de Minas Gerais. 

Desde a chegada da Faculdade Pitágoras em Divinópolis, em setembro de 2007, graduações em diversas áreas do conhecimento são ofertadas. Além disso, a estrutura interna foi completamente reformulada para contribuir com a qualificação do mercado de trabalho da cidade e região. Herdando a tradição de mais de 40 anos da antiga Fadom, os cursos oferecidos apresentam como um dos principais diferenciais a excelência da marca Pitágoras no que se refere à qualidade e à modernidade dos projetos acadêmicos, além de laboratórios de última geração e um corpo docente altamente qualificado, com experiência acadêmica e vivência prática no mercado de trabalho. Além dos cursos de graduação, a Faculdade Pitágoras oferece um grande leque de cursos de Pós-Graduação, com uma excelente infra-estrutura e um corpo docente de respeito, muitos deles mestres e doutores formados por conceituadas universidades de todo o país. Neste novo momento, nosso objetivo é contribuir cada vez mais com a formação continuada dos profissionais da nossa região, e a pós-graduação é uma ferramenta extremamente importante neste processo. Sob comando do respeitado e competente professor Antônio de Araújo Rodrigues, não temos dúvidas em relação a consolidação da importância dos cursos de Pós-Graduação para toda a região Centro-oeste.

Como um eterno incentivador do ensino e, por acreditar piamente na força da educação como motor do desenvolvimento social e econômico, inicio, a partir de 1º de novembro, uma gestão extremamente focada em resultados qualitativos. Nossas premissas preveem melhorias na estrutura acadêmica, oferecendo condições para o desenvolvimento do trabalho docente; aprimoramento tecnológico, oferecendo condições para que professores e alunos acessem as melhores práticas; e, acima de tudo, a gestão de relacionamentos internos e externos. Nesses 5 anos de Faculdade Pitágoras, a cada novo ano um novo desafio sempre nos foi colocado, com o objetivo de realmente testar nossa capacidade e nosso comprometimento com esta nobre instituição. Por viver intensamente esta realidade e estar sempre conduzindo estes desafios, jamais poderia recusar, talvez, o maior dos desafios apresentados até hoje: manter o atual momento de crescimento e consolidação de um modelo pedagógico consistente, melhorando ainda mais as condições de trabalho e ratificando a imagem de solidez, de liderança e de inovação contínua da Faculdade Pitágoras em nossa região.

Agradeço imensamente a todos pela acolhida extremamente calorosa que tive, tanto dos professores, funcionários e dos mais de 3400 alunos. E ratificar que, mais do que nunca, assumo este importante papel sabendo que conto com o comprometimento e engajamento de um grupo de coordenadores extremamente envolvidos com o trabalho; um corpo administrativo focado em resultados; e, principalmente, um corpo docente com o mais alto nível de envolvimento e competência comprovada. Agradeço muito a contribuição e os meses de aprendizado intenso que tive com o Prof. João Pongelupe que, com uma gestão compartilhada, proporcionou um grande crescimento interno e externo para a unidade durante sua rápida passagem. Acredito muito que, com esse time, dificilmente seremos batidos. O desafio está lançado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário