Os objetivos principais das ações desenvolvidas pelo Observatório de Mídia é promover e alinhar os estudos na área das Ciências da Comunicação, fomentando um intenso debate com a comunidade em relação aos papéis da mídia na sociedade moderna, contribuindo para a reflexão sobre os problemas emergentes da comunicação e da própria sociedade (que a comunicação pode ter ação direta na causa ou na resolução dos mesmos). Além disso, faz parte do projeto a promoção e o apoio às publicações ligadas à Comunicação Social, bem como obras de interesse para o desenvolvimento da sua atividade, contribuindo para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa. Abaixo algumas ações:
Jornais impressos e sites: O núcleo firmou parceria com diversos jornais da região, enviando, semanalmente, artigos técnicos e culturais para publicação.
Parceria com Rádio Divinópolis AM: Espaço semanal, todas as quartas-feiras, de 8h15 às 9h, dentro do programa “Plantão Divinópolis”, com o quadro Observatório de Mídia. Nele são debatidos assuntos ligados ao Jornalismo e à Publicidade, relacionados a temas atuais, mediado pelos apresentadores e com a participação de professores de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Faculdade Pitágoras.
TV Pitágoras: quadro “Observatório de Mídia”, produzido pela TV Pitágoras e disponibilizado para várias emissoras regionais parceiras.
Observatório nas escolas: Uma das principais ações que serão desenvolvidas pelo Observatório de Mídia, a partir de agosto, é o “Observatório na Escola”, uma série de ações que visam o debate com alunos de segundo grau em toda a região Centro-oeste. Neste sentido, estão previstas palestras técnicas, seminários, inserção em conteúdos de sala de aula, jogos lúdicos, apresentação de vídeos e material audiovisual, além de oficinas e estudos de casos em escolas públicas e particulares. “Estas ações visam o fomento do intercâmbio, promovendo atividades e eventos em parceria com instituições de ensino de segundo grau, contribuindo para o aperfeiçoamento da democracia, provendo e difundindo a liberdade de expressão e pensamento, assim como o livre exercício da comunicação. Além disso, contribui para o melhor entendimento de determinados conteúdos específicos de suas disciplinas, como História, Língua Portuguesa, Atualidades e várias outras disciplinas”, complementa o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário