sábado, 26 de fevereiro de 2011

Feliz Dia do Repórter

Francisco Resende Costa Neto
Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
Faculdade Pitágoras/Divinópolis-MG



Na última semana, mais precisamente no dia 16 de fevereiro, comemoramos uma data emblemática para a consolidação da democracia em nosso país: o dia do repórter. Não há dúvidas de que quando Gutenberg inventou a imprensa, há mais de 5 séculos e sem nenhum mecanismo tecnológico, ele jamais imaginava o quanto revolucionaria o mundo. A ponto de levar sua grande invenção a ser considerado o quarto poder em todo o mundo!

A figura do repórter merece enorme destaque em todos os principais acontecimentos que mudaram a história da sociedade, desde uma mobilização de bairro até a derrubada de importantes líderes políticos como Fernando Collor de Melo, Saddan Hussein e, mais recentemente, o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Afinal de contas, os repórteres estão, mais de que nunca, em todas as mídias, seja o jornal, a TV, o rádio, a Internet. Até nas mídias sociais virtuais a notícia, de forma profissional e segura, anda tomando seu lugar.

No seu conceito mais simplório, o repórter, na busca pela verdade, desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Técnica, coragem, conhecimento e, acima de tudo, ter uma rede de relacionamentos e de contatos ampla e de confiança são atributos primordiais para um bom repórter. Não basta apenas descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público. Além de ser um bom técnico, é fundamental conhecer o seu público, saber se comunicar com ele. E isso não são todos os repórteres que sabem fazer. Em algumas situações, a falta de alguns anos na Faculdade de Jornalismo pesa em momentos decisivos.

Na TV, por exemplo, o repórter é quem faz a matéria junto com uma equipe de externa (repórter cinematográfico e auxiliar). Não existe telejornal sem a equipe. A função do repórter é produzir a matéria. Deve preocupar-se com texto e imagem, deve casar as entrevistas com as informações disponíveis no texto, deve também preocupar-se com postura, voz e aparência, deve dividir todas as informações com a equipe para que todos saibam o objetivo da matéria. Parece complicado? É sim, por isso insisto cada vez mais em um preparo acadêmico cada vez mais intenso para que esta nobre função não seja descaracterizada. A Faculdade é fundamental para um repórter diferenciado.

Apesar das mudanças de cenário econômico e tecnológico, o repórter terá sempre seu espaço garantido. Matéria recente do Portal Imprensa reafirma esta opinião. "A função do repórter é a única que vai sobreviver no jornalismo do futuro. Sempre vamos precisar, no futuro, de alguém que pergunte". As palavras do jornalista Paulo Totti, do Valor Econômico, deram início ao primeiro painel do Seminário "Jornalismo do futuro e o futuro do jornalismo", realizado pela publicação acima citada. Ou seja, enquanto uns discutem o futuro do jornalismo e como ele se adaptará às mudanças tecnológicas, outros pesquisas as melhores formas de se adaptar e se diferenciar neste novo mercado.

Em homenagem ao dia do repórter, gostaria de personificar, na brilhante postura pessoal e profissional do nobre colega Evandro Araújo, da TV Alterosa, que escreve semanalmente na Gazeta do Oeste, uma homenagem a todos os repórteres que fazem do bom e ético jornalismo uma bandeira para que nossa cidade e nossa região possa ter a visibilidade que merece. Levando sempre informação de qualidade e com credibilidade aos lares de toda a região Centro-oeste. Meus parabéns a todos os repórteres!